Explicando sobre tecidos - Sintéticos e o queridinho das cuecas o Cetim de Seda.

Olá, estou fazendo essa postagem para explicar sobre os tecidos.
Recebo varias consultas aonde vejo a dificuldade em entender as opções, por isso vou explicar aqui e se precisarem podem me ligar ou mandar email.


Cetim - usamos muito cetim, porque???
Primeiro porque ele é construído com fios sintéticos, no caso Poliéster. E por isso tem as características e vantagens explicadas abaixo. 
Mas principalmente porque tem brilho e toque de seda. Tudo haver com as samba canção.

O cetim é um tecido delicado,  não é bem confeccionado por qualquer empresa, é um tecido fino, como vestido de festa por exemplo. 
Somente um atelier com ótima qualidade consegue fazer um produto de cetim com qualidade,
Isso eu garanto, porque trabalho com cetim a anos, ele é um tecido ingrato para a máquina de costura, mas fica lindo se bem confeccionado.

O cetim não deve ser usado justo, pois ele não tem grande resistência a roturas, ou seja se usado justo vai rasgar ou descosturar. Ele é cetim de seda e como a seda deve ser usado larguinho com caimento folgado. Consulte a tabela de medidas antes de encomendar.

Pode sim ser lavado em máquina de lavar, mas eu não aconselho, se você quer que seu produto tenha cara de novo por mais tempo, lave na mão delicadamente, pode lavar no banho mesmo, na pia do banheiro, por ser uma peça pequena e quando molhada menor ainda, outra vantagem ele seca super rápido.

para quem não quer brilho e quer maior resistência a microfibra dupla-face é super macia, tem caimento mais pesado.

Agora sobre a estampa em cetim.
É possível fazer serigrafia no cetim, mas assim como na confecção precisa todo um conhecimento para lidar com o cetim, e além disso as peças de cetim estampadas com serigrafia, não devem ser lavadas em máquina. Nesse caso não devem mesmo, a estampa vai sair com facilidade em algumas lavagens. Não pode ser passado com ferro quente, o ferro vai travar na estampa e pode derreter o tecido, passe pelo avesso com o ferro em ajuste para sintético, seco não passe com vapor, e temperatura média.

Já a estamparia digital para cetim fica perfeitíssima. Por ser um tecido de estrutura tafetá, (bom isso é um assunto técnico de tecnologia textil, mas para quem se interessar, pesquise por estruturas de tecido e veja a estrutura de tafetá) por ter essa estrutura ele tem brilho e superfície muito lisa, o que deixa a impressão digital linda, linda, linda.
imprimimos com 1.440 dpis. processo de sublimação em rolo.

O mesmo vale para os outros tecidos sintéticos que não tem estrutura muito aberta, nem estrutura sarja, pois nesses a imagem fica mais lavada.
Na microfibra e no oxfordine a impressão fica ótima, o mesmo vale para malha fria.

saiba mais:

Tecidos de fios sintéticos.
Esses tecidos são fabricados com fios sintéticos, ou seja fios feitos à partir de polímeros por processo químico de síntese, isso não importa tanto para quem vai usar o produto, Mas o que importa?

muitas vantagens:
  • tem preço mais em conta que os fios naturais
  • tem alta durabilidade
  • não formam bolinhas
  • não retém água por isso são mais rápidos para secar
  • a estamparia digital nesses tecidos tem custo menor também
desvantagens: não tem conforto térmico (mas não acho isso importante para samba canção), não serve para quem tem alergias de sintético (não tenho ouvido falar muito nessas alergias pois a moda agora é sem gluten e sem lactose, rsrsrsrs). E o resto é tudo vantagem!!!! 

O fio sintético mais conhecido é o poliéster.
tecidos mais conhecidos dessa classe: Cetim, Microfibra, Oxford, Oxfordine, Malha PET, malha fria.





consulte:
atendimentohh@hhbrasil.com.br
fones: 48 32077505

por Deb para hhbrasil:
A Débora é formada em estilismo pela faculdade de moda UDESC em Santa Catarina, é publicitária formada pela FAAP de São Paulo e trabalha com estamparia digital a mais de 15 anos. E com impressão digital e comunicação visual a 24 anos.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Postagens mais visitadas